Alguém me perguntou: “como sei que amo Deus se não sinto nada por Ele?” Curiosa pergunta e Jesus já a respondeu: “Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda esse é o que Me ama” (João 14.21). O amor que Deus quer de nós não é sentimento. Naturalmente, quando alguém ama tem bons sentimentos. Mas sentimento por sentimento, vai e vem. O verdadeiro amor, segundo o que o Senhor Jesus ensina, é guardar a Palavra, ou seja, a vontade, o querer de quem a gente ama.
E Jesus disse depois: “Se alguém Me ama, guardará a Minha Palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para Ele, e faremos nEle morada” (João 14.23).
Obedecer a Palavra é a prova do amor. É ouvir os mandamentos do Senhor e guardá-los. Não é guardar na estante de casa. É guardar na mente para que essas Palavras estejam sempre à frente dos nossos pensamentos, dirigindo nossos comportamentos. Esse é o amor verdadeiro.
Então, quando a pessoa ouvir e guardar as Palavras de Deus, naturalmente vai começar a sentir esse amor, porque Deus vai retornar esse amor. Deus vai morar naqueles que guardam a Sua Palavra e, naturalmente, também vai ouvir as suas palavras, suas orações e seus pedidos. É claro que Ele não vai conceder tudo, porque Ele sabe o que é melhor para nós quando nós mesmos, muitas vezes, não sabemos pedir e pedimos o que não será para o nosso bem.
Então não se iluda com essa ideia de amor-sentimento. Muitos casais se destroem, muitos pais e filhos têm problemas no relacionamento porque ficam se guiando pelo sentimento e as coisas ruins, o descumprimento da palavra e o descumprimento da vontade um do outro, sufocam o sentimento.
Os bons sentimentos vêm depois que nós fazemos as coisas certas. Então não se engane com o amor sentimento fake, barato, pirata que é vendido por aí. Em vez disso, avalie: Deus está fazendo morada em você? Se sim, é porque você tem ouvido e praticado as Palavras dEle e você O ama.